Bordado no Xadrez - Avental da Priscila

Bordado no Xadrez... Tão bom quanto o Vagonite!...

Você sabia que quem Borda Ponto Cruz, faz facilmente o Bordado no Xadrez?

Avental que eu bordei no Pano Xadrez

O Bordado do Xadrez é Ponto Cruz Duplo e suas variações.
  • 1.a vantagem - Sair barato de fazer, mais barato que Vagonite.
  • 2.a vantagem - Daquelas de se viciar, nasce, cresce, aparece e termina rápido.
  • 3.a vantagem - Enxoval no Xadrez bordado é ums dos enxovais que mais resistentes a tantas lavadas na máquina de lavar roupa.

Este Avental tem 10 anos de idade. Não é um avental poupado, uso toda semana, principalmente nos finais de semana. Lavo ele toda a semana à anos. É otimo ter uma peça bordada assim.


As revistas indicam a Meada Torçal (aquela para Vagonite) para Bordar no Xadrez. Bobeira. Aquela meada é cara, não rende nada, quando você lava, lava, fica meio desfiada a linha, como se fosse uma blusa de lãzinha velha que foi surrada na máquina de lavar roupas.

Eu bordo com a Clea Crossinha de Crochê mesmo. Um novelo de R$ 6,00 dá pra você bordar muita coisa no Xadrez. Você lava, na máquina de lavar roupas, quantas vezes quiser, e o tudo continua lindo!

Sujou com molho, café, gordura, não precisa de alvejante. Ariel + Molho de 1 noite, se precisar pingue uma gotinha de detergente de cozinha direto na gordura e mais nada. Fácil e economico, por isso, vale a pena bordar Toalha de Banquete Colorido no Pano Xadrez.

O tecido Xadrez, é um tecido duplo, tem um espaço na junçao do quadrados, por onde a gente passa a linha do bordado, por dentro do tecido xadrez.

O avesso dele fica assim, só com um leves piques. Isso porque usei uma Clea grossinha bordando.

Passo-a-Passo o Bordado no Pano Xadrez

A Sol que escreve o Blog Tricollage aqui de Minas, postou um passo-a-passo perfeito desta técnica. Eu ia fotografar um PAP feito por mim mesma, mas depois que vi a fotos da Sol nem precisou.

A Sol costuma alinhavar antes, eu alinhavo depois que bordei o conjunto (alguns chama de quadro).

Você pode usar Graficos próprios para Bordar no Xadrez ou usar como referencia Gráficos de Ponto Cruz mesmo, trabalhando com linhas de cores diferentes se quiser.

Técnica do Ponto Cruz Duplo no Xadrez

Primeiro bordamos Ponto Cruz normais, e um duplo no centro. Só seguir o seu gráfico e repetir quadros assim. Em cima deste Ponto Cruz duplo podem nascer variações como os Enroladinhos.

O + legal deste tipo de bordado, que você não precisa cortar a linha, você vai andando com ele no meio de trama por dentro, e vai até continua precisar ser bordado, sem precisar ficar cortando linha, arrematando com capricho. Você usa o comprimento da linha inteira que você colocou na agulha.

Ponto Cruz Duplo + Enroladinhos

O Bordado no Pano Xadrez, tem as variações que eu chamo de Enroladinhos Geometricos. Outras pessoas chama de Flores de Ponto Cruz. Duplo Existem diversos Enroladinhos diferentes. Já que a Sol colocou no blogue dela, vou colocar aqui para vocês conhecerem.

1.o Modelo de Enroladinho Geometrico





2.o Modelo de Enroladinho Geometrico

Nesta técnica eu tenho um outra peça bordada aqui em casa. Logo eu coloco aqui para vocês conhecerem.

Comentários

Olá amiga!
Adorei a técnica... um dia vou ter que experimentar...
beijos, Cláudia Ferreira
Miva disse…
OI AMIGA
ADOREI SEU CANTINHO MUITAS COISAS LINDAS, PARABENS!!!
LEVO SEU LINK VOLTAREI MAIS VEZES
BJS E BOM SABADO
MIVA
OI Priscila.... que lindo este bordado no xadrez.... passei pra te deixar um beijinho e dizer que tem um prêmio pra ti lá no blog....
Marcia Soares disse…
Olá Priscila !!! que lindo este trabalho, e parece mesmo não ser muito complicado. Vou fazer para mim um avental, se ficar apresentável mostro no blog para vc ver no que deu suas dicas.
Um abraço
Márcia Soares
Внукот disse…
Interesting cloths. :)

http://babamitrajanka.blogspot.com
Unknown disse…
OI PRISCILA,QUE JESUS TE ABENÇOE MUITO,POIS COM SUAS EXPLICAÇÕES SOBRE O AVESSO DO BORDADO XADREZ,VC ME AJUDOU MUITO A TIRAR MINHAS DÚVIDAS.SOU SUA FÃ A PARTIR DE AGORA!BJS MIL E QUE DEUS ABENÇOE TUAS MÃOS!
***Karen*** disse…
Olá, Priscila! Adorei a dica da linha. Eu realmente acho a Torçal cara e por aqui dizem que ela está saindo de linha! Vou arriscar meu primeiro bordado! Bjs